Fernanda Asteracea
Nasceu na Bahia - Brasil
Vive e trabalha em Cachoeira - BA
+
Atualmente Fernanda Asteracea é estudante do bacharelado em Artes Visuais no CAHL-UFRB.
Entre (2018 - 2019) frequentou o Ateliê de Gravura e o Curso de Introdução à Gravura em Metal, ambos sob orientação do artista Tonico Portela, promovido pelo CAHL-UFRB, realizado em São Félix - BA. Ainda em 2019 participa da Oficina "Catadoras de poesia - livros de papelão e publicações independentes", durante o III Diálogos Lítero-musicais do projeto OXE em Cachoeira - BA.
Em 2017 participou do minicurso: Foto.mov - Corpo e(m) Animação Stop-Motion durante o XXI ENEARTE (Encontro Nacional de Estudantes de Arte), realizado na UFBA em Salvador - BA. No mesmo ano entrou na Oficina de Gravura: xilogravura, litografia, gravura em Metal: monotipia. Atividades estas vinculadas ao Programa Saberes Cruzados: Extensão Universitária, sob orientação da professora Martha Rosa Figueira Queiroz, promovido pelo CAHL-UFRB.
Foto: Luana
Comentário Crítico
A produção da artista Fernanda Asteracea, se relaciona com as questões do espaço-afetivo, buscando estabelecer um diálogo sobre narrativas de
identidades, envolvendo assuntos como: gênero, corpo e imagens, trabalhando a partir de experimentações poéticas como: desenho, escrita, bordado, fotografia, gravura, performance, ilustração e colagem digital.
O trabalho de Fernanda acontece entre linhas, formas, cores e palavras, apresentando-nos um universo de miudezas simbólicas inerente a natureza e a vida humana. Contudo, seu trabalho parece falar de um corpo que induz palavras intimas, revelando a própria nudez de sua subjetividade humana, “mapeando” relações afetivas e vivencias diárias ou coisas não mais presentes.
 
Parece que a obra de Fernanda nos diz sobre um corpo andante, que apanha suas próprias raízes para se movimentar entre lugares ou mundos estranhos, numa tentativa de retorno para algum lugar. Aqui as linhas, também, parecem que são raízes que vagam no espaço, como uma samambaia que se torce buscando um ponto de equilíbrio ou uma razão de ser, raízes estas capazes de viver submersa na superfície da vida ou na intimidade da alma, permeando elos internos e moradas externas.
Exposição
Coletiva
2019 - "ERROR 404". Foyer do CAHL\UFRB - Cachoeira/BA. (Desenho)
 
2017 - "Xeque Mas Não Mate: um jogo sobre o Bacharelado de Artes Visuais". Foyer do CAHL-UFRB - Cachoeira/BA. (Desenho)
Individual

BABADO

Galeria

Feira de Santana

Bahia-Brasil

ONLINE

Siga-nos

© 2020 Babado Galeria.