Dosanjos
Nasceu na Bahia - Brasil
Vive e trabalha em Feira de Santana - BA
+
Luciano dos Anjos, adotou o nome artístico de Dosanjos. Artista visual, poeta e pesquisador autodidata em psicanalise e filosofia. Frequentou a oficina de pintura, sob orientação da artista Veroca, promovido pelo Centro de Cultura Maestro Miro, em Feira de Santana-BA.
Trabalha principalmente com tinta acrílica sobre tela; barricas de papelão e outros suportes encontrados no cotidiano, como portas de guarda roupas e tubos de PVC. A pintura é um meio que o artista autodidata encontrou para estabelecer processos de reflexões, acerca do lugar em que vivi, discutindo questões culturais. Embora, sua obra consegue unir diferentes leituras iconográficas, acerca dos símbolos e costumes regionais, como a vegetação e o solo sertanejo, as ações de Dosanjos tem como característica um apelo político e sociocultural.
Comentário Crítico
A obra de Dosanjos nos contam histórias por meio de um vivaz alfabeto cromático, cujo o assunto são as experiências diárias vividas pelo artista, outrora são alegorias de sua regionalidade, são histórias de figurais reais que mais parece viver no subsolo, como um personagem de Dostoiévski, porém, nem sempre numa perspectiva amarga.
Foto: Poliana Rodrigues
Sobretudo, o trabalho de Dosanjos se depara entre pintura, instalação, palavras, fotoperformance e outras coisas mais, aonde o artista propões um diálogo especificamente com o espaço urbano. No ambiente externo suas obras ‘surreais’, se transformam em protesto, são grandes instalações montadas e distribuídas pela cidade. Parece que o artista nega a sua própria obra com a finalidade de criar uma integração entre arte-vida e ativismo, nesse sentido a obra-ação de Dosanjos, assumi um caráter situacionista. Promovendo exposições provisórias que tem como motivo a vivencia do presente, como se quisesse nos alerta sobre a brevidade da vida, também, é um chamado para a contemplação do instante, pois a efemeridade da mostra, está sujeita a ação do público, das autoridades locais e do próprio tempo.  
 
Exposição
Coletiva
2019 - "Contextos e Narrativas Abertas". Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana/BA. (Pintura e instalação)
Individual

BABADO

Galeria

Feira de Santana

Bahia-Brasil

ONLINE

Siga-nos

© 2020 Babado Galeria.